QUAIS SENTIDOS UMA FOTOGRAFIA DESPERTA EM VOCÊ?
Uma fotografia bem elaborada impacta diretamente seu receptor, proporcionando estímulos reais para as suas emoções e despertando intrinsecamente diferentes sentidos, levando-o a uma autorreflexão. A fotografia possui o PODER de atrair olhares e induzir o ser humano ao pensamento, caso essa conexão não ocorra de imediato, ela recorre ao imaginário, trazendo à tona as experiências já vividas, onde sua interpretação dependerá da percepção e sensibilidade de cada um.
A fotografia sempre teve um papel fundamental na história da humanidade. Durante décadas, a fotografia vem sendo utilizada não só para documentar a existência de tudo e de todos, mas para captar a verdadeira essência e beleza do mundo em transformação. E é claro, que essa realidade não seria diferente no auge da era tecnológica.
Por que a fotografia é tão importante para as empresas?
Uma boa fotografia transmite mais rapidamente uma mensagem do que o próprio texto, e é compartilhada mais do que qualquer outra variação de conteúdo.
Com o advento das mídias sociais, as imagens se tornaram a “linguagem universal” das plataformas, onde pessoas de todo o mundo podem se conectar através delas.
As marcas mais inteligentes estão utilizando as imagens a seu favor com o intuito de se conectar com os usuários, criando novos relacionamentos através das imagens digitais.
Mídias Sociais e a Fotografia
A correlação entre as redes sociais, o fácil acesso à internet e equipamentos cada vez mais sofisticados estão modificando a forma de compartilhamento de imagens dos internautas, fazendo com que as pessoas se aproximem ainda mais da fotografia.
Atualmente, o Facebook possui cerca de 100 milhões de fotos publicadas diariamente e 6 bilhões de imagens armazenadas em sua base de dados.
De acordo com Kissmetrics, as postagens utilizando fotografias no Facebook representam 93% das interações, além de serem responsáveis por 53% mais curtidas, 104% dos comentários e 84% mais cliques em links que as acompanham.
E ainda, conforme pesquisa realizada em 2014 pela @eMarketer, fotos representaram 75% do conteúdo postado nas páginas do Facebook em todo mundo, imagina agora em 2019?
A fotografia é considerada o tipo de conteúdo mais envolvente de toda a plataforma, obtendo uma enorme taxa de interação dos fãs, ficando em torno de 87%.
Vale ressaltar também que essa mesma estatística é válida para outras plataformas como Pinterest, Twitter, LinkedIn e Instagram.
O fácil acesso do compartilhamento de imagens e a reação instantânea de seus seguidores e de novos usuários, aumentam o interesse de forma direta para novas publicações visuais. Por isso, a fotografia se tornou tão valiosa e essencial para as marcas, pois somente ela é capaz de chamar a atenção de novas audiências e se destacar no universo online.
3 práticas simples que podem transformar sua fotografia nas redes sociais!
1. Composições são essenciais para se obter uma boa fotografia. Use a regra dos terços a seu favor.
2. A iluminação é extraordinariamente IMPORTANTE. Só ela, quase sempre, diferencia uma fotografia profissional de uma fotografia amadora. A dica crucial para que sua iluminação seja perfeita é utilizar corretamente o balanço de branco e o ISO da sua câmera ou celular.
3. Invista em equipamentos que ofereçam uma alta resolução para sua imagem.
A fotografia nas mídias sociais também precisa ser atraente e interessante, pois o processo de assimilação e retenção da informação de uma imagem acontece de maneira subliminar e emocional, pois somente ela é capaz de transmitir conceitos e ideias, transformando- se em um elemento estrutural fundamental nas peças de comunicação online ou offline.
Entenda: a fotografia fortalece a intenção da mensagem a ser transmitida e amplia a sua permanência em nossos pensamentos, e é por intermédio da emoção que conseguimos induzir as pessoas a comprarem uma nova ideia.
E para as marcas que ainda tem dúvidas sobre o poder da síntese e representação de uma boa fotografia, o ditado popular confirma: Uma imagem vale mais que mil palavras!